content_copy

História do Mondrongo

A Corpvs Segurança conheceu o Mondrongo no final do ano de 1977, quando um amigo dos diretores da empresa trouxe uma revista sobre lançamentos de caminhões blindados que ocorrera em São Paulo, no qual se destacava uma foto do modelo. Por seu estilo único e por sua robustez, logo chamou a atenção da diretoria da empresa que encomendou uma unidade à montadora DEMEC, em Diadema (SP). O veículo foi montado no chassi de um caminhão Mercedes Bens 1113, com motor Fiat C130, de 6 cilindros, e com 190 cavalos de potência. A unidade da Corpvs chegou à matriz, em Fortaleza (CE), no ano de 1978.

A Corpvs tem, por tradição, individualizar seus blindados com nomes, fazendo referência à sua importância. Vários dos nomes são ideia dos próprios funcionários da empresa e, nesse caso, não foi diferente.

Ao chegar à capital cearense, o funcionário que havia dirigido o carro desde a fábrica até o destino final, o colaborador Sr. José Carlos Maciel (primeiro motorista do carro- forte da empresa), comentou com o chefe do Setor de Transportes: “O carro é muito bom de dirigir, seguro nas curvas e macio nos buracos. Porém, por onde passa chama a atenção, e as pessoas olham insistentemente para ele, talvez por conta desses mondrongos que ele tem aí em cima”, salientou.

O motorista se referia às duas torres de observação. Quem ouviu o comentário sorriu, e o caminhão foi ‘batizado’ ali mesmo e naquele momento; era o começo da história do Mondrongo. A montadora paulista produziu apenas duas unidades deste modelo, o da Corpvs e outro que foi exportado para a Inglaterra, para servir ao London Bank. No início de sua jornada pela empresa, as principais rotas de serviço do Mondrongo foram para as cidades de São Luís (MA), Teresina (PI), Natal e Mossoró (RN), já que o objetivo da sua aquisição era incorporar um veículo adequado para transportar altas somas (quantias) de numerários em distâncias maiores.

A tripulação do Mondrongo era composta por 5 homens, sendo um vigilante em cada torre, um na parte traseira e um ao lado do motorista. O veículo esteve em operação por 14 anos, tendo tido sua trajetória marcada por ser um carro-forte diferenciado, eficiente e sempre pronto para qualquer missão dentro ou fora do Estado do Ceará. Sua ‘aposentadoria’ ocorreu pelo lançamento e pela chegada de caminhões mais modernos que atendiam às normas e às leis direcionadas à segurança dos tripulantes. Hoje fica à disposição para eventos promocionais e para visitações em locais públicos. Ele é considerado merecidamente um talismã para a Corpvs, pois nos ajudou bastante a coroar com vitória estes 48 anos de história da empresa, sendo o mais lembrado de todos os blindados da frota.

Receba nossas Novidades e Promoções!

ABRANGÊNCIA​


Ouvidoria CORPVS SEGURANÇA